Blog

Marketing Digital na Saúde x Código de Ética

Estar nas redes é fundamental, mas é preciso fazer tudo conforme manda o código de ética, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina.

O marketing digital é uma ótima estratégia de comunicação, mas o primeiro passo a seguir é conhecer as normas do CFM (Conselho Federal de Medicina) / Resolução CFM nº 1.974/2011, o qual nos apresenta como se fazer uma comunicação responsável e segura. Há um tempo, a relutância ao marketing digital para área da saúde era muito grande; e a justificativa era justamente o código de ética. Sempre digo que “na comunicação, o problema é a oportunidade”, então, vamos seguir as normas e criar estratégias com produção de conteúdo de “caráter exclusivo de esclarecimento e educação da sociedade”, conforme o ANEXO I da resolução citada.

A internet mudou a forma como buscamos informações, nos comunicamos e nos relacionamos com pessoas, mas também com as marcas e os serviços. Para a área da saúde não é diferente, pacientes começam a se relacionar com o médico, antes mesmo da primeira consulta. Tudo começa no momento em que o paciente identifica um problema de saúde e vai para a internet à procura de um profissional em busca de informações de qualidade. É por meio da entrega de conteúdos educativos de qualidade que a imagem do especialista se consolida, gerando, ao mesmo tempo, mais autoridade.

Pacientes que recebem conteúdos educativos, seguem melhor as orientações e prescrições médicas e estão mais dispostos a investir na qualidade de vida. Essa relação médico x paciente gera ganho de tempo, valoriza a imagem do profissional e proporciona uma melhor remuneração. Nesse processo de escolha, inicia-se o que nós, especialistas em marketing digital, chamamos de jornada de decisão, uma das etapas do processo que se estende por todo o tratamento do paciente e que continua em um relacionamento posterior, a fim de gerar fidelização.

Por isso que é tão importante o investimento feito no marketing digital. As pessoas, provavelmente, vão se interessar pelo seu trabalho, primeiramente, pela internet. Daí, começarão a construir uma imagem negativa ou positiva sobre você. Se for boa, poderá resultar em um relacionamento duradouro, o qual também será alimentado e mantido por meio das redes. Sem o marketing, a visibilidade da marca poderá ficar eternamente em um limbo, excluindo-ode um mercado extremamente promissor. Seja visto, ou melhor, bem visto!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes