Como utilizar plataformas online para conquistar e fidelizar pacientes
Com a Pandemia do novo coronavírus, o isolamento social e a instalação do home office de maneira generalizada, a utilização do Marketing Digital cresceu consideravelmente. Várias ações e plataformas on-line são utilizadas todos os dias e, na área da saúde, não poderia ser diferente. As várias ferramentas do marketing online, se usadas da maneira correta e com o planejamento de comunicação adequado, podem conquistar e fidelizar pacientes trazendo muito retorno financeiro. Algumas dicas são infalíveis para gerar engajamento e criar fidelização com pacientes. Conheça-as:
1 Defina sua Persona
Defina a Persona do seu negócio. Geralmente, as pessoas sabem quem são o seu público-alvo, mas não investem em retratar a sua Persona, ou seja, um indivíduo fictício com personalidade detalhada que irá interagir com a sua clientela (real ou em potencial). Uma boa dica para encontrar a Persona da sua empresa é pensar nela como a humanização do seu público-alvo, ou melhor, o seu cliente ideal.
2 Encontre a dor da Persona
A dor da persona é o que ela gostaria de saber; a informação de que ela tem necessidade. Com essas informações, o conteúdo e a estratégia poderão ser mais assertivas. Ao “curar” a dor da Persona, cria-se vínculo e fidelização de cliente
3 Criação de conteúdo de qualidade
A partir da descoberta da dor da Persona, é que se define a produção de conteúdo, o objetivo, estilo de linguagem, os tópicos abordados, a estratégia de marketing e quais ferramentas e mídias sociais serão utilizadas. É por meio do conteúdo que se cria vínculo com o cliente. Profissionais da área médica devem utilizar as mídias sociais para mostrar o que sabem e não o que são, pois são anos de estudo e dedicação. As pessoas estão ávidas por informações úteis para o dia a dia e têm curiosidade em saber sobre doenças, sintomas e precauções. Quando você posta informações que vão suprir essa curiosidade ou necessidade, os seguidores vão ler e ter o médico como referência no assunto, marcando pessoas, comentando nos posts e causando engajamento, fazendo com que cresça o número de seguidores e aumentando o número de pacientes.